quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Um mês depois

Há exactamente um mês a esta hora estava numa das inúmeras pizzarias de São Paulo com o Rodrigo, o Mancini e a Bruna. Tinha acabado de me despedir da Cátia e da Alessandra que não voltaria a ver porque ambarcaria para Portugal no dia seguinte. E o meu coração estava apertado e pequenino. Lembro-me que os pensamentos voavam a um ritmo louco e que me sentia angustiada embora tentasse parecer razoavelmente feliz. Podem achar-me alucinada ou pouco lúcida. Não importa...a minha verdade é o que me interessa realmente. E a minha verdade diz-me que o tempo passado no Brasil foi o mais especial da minha vida. Não que a minha vida seja tão longa assim...nem tão importante... nem tão cheia de experiências marcantes. Mas é a MINHA vida...e isso é o essencial. E não foram as festas, nem as noites, nem a loucura de uma cidade gigante que tornou esse tempo tão meu. O que de facto me prendeu ao Brasil foram as pessoas e a alegria que lhes é natural. Uma alegria que não encontro aqui e que julgo não existir em mais lugar nenhum do mundo. Uma alegria que torna tudo mais leve (até o que à partida é pesado). Uma alegria que me ensinou a descobrir que podemos ser mais felizes se sorrirmos mais e se, em vez de procurar desgraças no meio dos milhares de bençãos (como é normal em qualquer português que se preze), virmos as dificuldades como um enorme presente que nos permite crescer.
Um mês depois, sei que estou diferente do que era há sete meses antes de embarcar. Um mês depois a saudade dói. Apesar disso sei que se há saudade é porque valeu a pena. Passou um mês no calendário mas passou um ano dentro de mim. Se pudesse? Embarcaria no próximo vôo. Como não posso, fico por aqui com a certeza que há um mês atrás terminava o sonho mas que esse sonho semeou em mim um mundo de possibilidades que nunca couberam nos meus planos. Um mês depois sei que o sonho foi real...e que por isso é sempre possível.

Sem comentários: